O Cantinho Sertanejo teve seu início no ano de 1988, na Rua Mossoró, no bairro de Petrópolis, com o casal Geraldo Medeiros da Silva e Ylka da Cunha Medeiros, além de um funcionário; na época, o nome do estabelecimento fazia jus ao pequeno local onde estava instalado.
O casal, oriundo da região do Seridó do Rio Grande do Norte, percebeu a carência de produtos regionais no mercado, pois só eram encontrados basicamente no interior do estado ou em feiras livres.
A empresa tinha seu foco inicial apenas nos produtos regionais, destacando-se a carne de sol, queijo de manteiga e coalho, biscoitos caseiros e galinha caipira, sendo pioneiro no mercado natalense nesse setor.
No decorrer dos anos, o mix de produtos foi se diversificando conforme o surgimento de novas demandas. Foram incluídos produtos integrais, diet, light, sem glúten, sem lactose, frutos do mar, comidas típicas (até então só encontradas no período junino).
Em março de 2017, o Cantinho Sertanejo migrou de Petrópolis para o bairro do Tirol – permanecendo ainda na Avenida Afonso Pena – e agregou o conceito de “Empório Regional” à sua identidade.